8 de julho de 2011

Cabelos Loiros

Sejam eles descoloridos ou naturais, são mais sensíveis ao meio-ambiente e por isso merecem cuidados especiais.

Para entender a necessidade em cuidar dos loiros temos primeiro que compreender o que a mudança do tom escuro para o loiro causou no fio, ou melhor, entender porque temos cabelos escuros e claros. As cores dos cabelos foram estabelecidas pela necessidade de proteção solar (radiação uv). Se percebe que pessoas que vivem em continentes onde existem menores níveis de radiação solar por motivos meramente geográficos tendem a ter a pele e os cabelos mais claros, ao contrario do que em continentes onde a incidência de radiação solar é maior. Nestes locais, as pessoas tendem a ter pele e os cabelos mais escuros.

Nosso organismo produz tanto na pele quanto no cabelo uma coisa chamada "melanina", que de uma forma simples de explicar, é uma substância que produz cor e serve para proteger contra a radiação solar, entre outras coisas. A melanina na realidade é o nosso protetor solar natural. Em locais onde a radiação solar é maior, existe naturalmente um aumento nessa produção de melaninas, escurecendo nossa pele e cabelos. Após anos de evolução, o organismo dos seres humanos se adaptou cada um em seu continente, gerando diversas tons de pele e cabelo.

Agora quando modificamos a cor do cabelo do tom escuro para o claro de forma química, com descoloração ou até mesmo coloração, alteramos todo este ciclo e tornamos os fios mais frágeis a radiação solar e ao meio ambiente. Portanto, são necessários cuidados e produtos específicos para a proteção do fios.

Outros prejuízos muito comuns em cabelos loiros são:
  • Perca de água com maior velocidade, com isto o cabelo tende a ficar ressecado.
  • Desalinhamento da cutícula devido ao processo alcalino (descoloração e coloração). Isto dá a sensação dos fios estarem ásperos, como uma lixa, tornando-os opacos e sem brilho.
  • Perca da proteção solar, que era realizado anteriormente pelas melaninas. Esta falta de proteção tende a se agravar no verão, devido a maior incidência de radiação solar e de costumes nossos que agridem mais ainda os fios, como a praia e a piscina.
Tenha certeza, com os cuidados certos e constantes, seus cabelos loiros estarão sempre saudáveis, com brilho e muita cor!